Prezado (a) educador(a),
O objetivo do Programa de Recuperação 2007/2008 é proporcionar ao aluno novas oportunidades para superar dificuldades verificadas no seu desempenho escolar.
Os educadores que desejarem atuar no Programa deverão, a partir das metas propostas, preencher o Plano de Trabalho, respeitados os princípios da inclusão e a perspectiva pedagógica do letramento e de diferenciação de atividades que atendam realmente às dificuldades apresentadas pelos alunos.
Para desenvolver as ações pedagógicas necessárias ao desenvolvimento das metas propostas, é preciso realizar uma avaliação diagnóstica, que procure identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos em leitura, produção de textos e matemática. A elaboração dessa avaliação deve ser orientada pelas metas propostas a seguir.
Para maiores informações escreva para: regionalpedagogica1@blogspot.com
1º Ciclo - 8 anos
(Habilidades a serem priorizadas no Programa de Recuperação Escolar)
PORTUGUÊS
1. Ler pequenos textos com compreensão.
2. Produzir pequenos textos adequados à situação de comunicação.
MATEMÁTICA
1. Registrar os numerais até 99.
2. Compreender o valor posicional dos algarismos até 99.
3. Compreender os princípios que reagem a adição e subtração.
4. Aplicar os fatos fundamentais da adição e subtração.
5. Compreender, resolver e aplicar as operações sem reserva e sem reagrupamento.
6. Demonstrar raciocínio lógico-matemático na resolução de situações-problema.
2º Ciclo - 10 anos
(Habilidades a serem priorizadas no Programa de Recuperação Escolar)
PORTUGUÊS
1. Prever o conteúdo do texto que vai ler, a partir do suporte, gênero, ilustrações, etc.
2. Localizar informações explícitas nos textos que lê.
3. Identificar o assunto de textos que lê.
4. Fazer inferências para entender globalmente o texto.
5. Produzir textos adequados à situação comunicativa proposta.
6. Grafar corretamente palavras com dificuldades ortográficas controladas por regras.
7. Organizar o próprio texto com pontuação, paragrafação, margens, título, maiúscula, etc.
MATEMÁTICA
1. Conhecer e registrar os numerais de 100 até 999.
2. Compreender os princípios que regem a adição e subtração, divisão e multiplicação.
3. Aplicar os fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão.
4. Demonstrar raciocínio lógico-matemático na resolução de situações-problema, envolvendo medidas, sistema monetário, e formas geométricas.
3º Ciclo - 12 anos
(Habilidades a serem priorizadas no Programa de Recuperação Escolar)
PORTUGUÊS
1. Utilizar o apoio de material gráfico diverso para interpretar textos (fotos, ilustrações e imagens diversas).
2. Prever o conteúdo do texto que vai ler, a partir do suporte, gênero, ilustrações, etc.
3. Localizar informações explícitas nos textos que lê.
4. Identificar o assunto de textos que lê.
5. Levantar hipóteses sobre o sentido de expressões ou palavras.
6. Fazer inferências para entender globalmente o texto.
7. Produzir textos adequados à situação comunicativa proposta.
8. Grafar corretamente palavras com dificuldades ortográficas controladas por regras.
9. Organizar o próprio texto com: pontuação, paragrafação, margens, título, maiúscula, etc.
10. Utilizar regras de concordância padrão em situações que exigem o uso da norma culta.
MATEMÁTICA
1. Aplicar os fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão.
2. Demonstrar raciocínio lógico-matemático na resolução de situações-problema, que envolva números, medidas, sistema monetário e formas geométricas.
3. Compreender o significado de números racional de suas representações (fracionária e decimal) e na forma de porcentagem utilizando em situações cotidianas.
4. Conceituar e operar com números inteiros e racionais (fracionários e decimais) em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
4º Ciclo - 14 anos
(Habilidades a serem priorizadas no Programa de Recuperação Escolar)
PORTUGUÊS
1. Distinguir fato e opinião em textos expositivos e argumentativos.
2. Utilizar o apoio de material gráfico diverso para interpretar textos.
3. Perceber pistas gráficas e textuais que auxiliem a compreensão: grifo, nomes com inicial maiúscula, etc.
4. Prever o conteúdo do texto que vai ler, a partir do suporte, gênero, ilustrações, etc.
5. Localizar informações explícitas nos textos que lê.
6. Identificar o assunto dos textos que lê.
7. Fazer inferências para entender globalmente o texto.
8. Identificar idéia principal e secundária de um text em função dos objetivos de leitura.
9. Produzir textos adequados à situação comunicativa proposta.
10. Grafar corretamente palavras com dificuldades ortográficas controladas por regras.
11. Organizar o próprio texto com: pontuação, paragrafação, margens, título, maiúscula, etc.
12. Utilizar regras de concordância padrão em situações que exigem o uso da norma culta.
MATEMÁTICA
1. Demonstrar raciocínio lógico-matemático na resolução de situações-problema envolvendo tabelas, gráficos e representações estatísticas.
2. Compreender o significado do número racional de suas representações (fracionária e decimal) e na forma de porcentagem utilizando em situações cotidianas.
3. Resolver situações-problema propostas, utilizando: operações/propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação) envolvendo números reais.
4. Utilizar a porcentagem e proporcionalidade dentro do contexto social e científico.
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
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